27 de jun. de 2013

Raid da Ferraria

O dia 1 de Junho foi também palco do Raid da Ferraria, a realizar no concelho do Gavião.
A prova iniciava com um prólogo, que apenas servia para definir as posições de arranque do dia seguinte. No setor seletivo os pilotos tinham pela frente um circuito de 120Km, a percorrer por duas vezes e onde era predominante o piso seco, duro e com pó.
Na lista de inscritos encontravam-se 74 pilotos, sendo 33 nas motos, 25 em quads e 16 em UTV/Buggy.

Motos


O prólogo foi ganho por Luís Ferreira, na frente de António Maio. Como esta parte da prova não contava para a classificação final, os pilotos não se esforçaram ao máximo para obter a vitória, como foi o caso de António Maio, que revelou que não pretendia abrir o percurso no dia seguinte.
No setor seletivo, o ritmo dos três primeiro foi bastante acima do dos seus adversários. A vitória sorriu ao vencedor do prólogo, Luís Ferreira, na frente de Mário Patrão e António Maio.



Na quarta posição ficou o vencedor da classe TT1, David Megre, ficando este a mais de 17 minutos do vencedor. Em segundo lugar da classe ficou Domingos Santos.
Entre a promoção a vitória coube a Filipe Goucha.

Quads


Mais uma prova e mais uma vitória de Roberto Borrego, que se mantém invicto no campeonato. Desta vez a supremacia foi tal que o segundo classificado, André Mendes, ficou a mais de 10 minutos ao fim das duas voltas.
Mas voltemos atrás...de Roberto Borrego pouco há a dizer, já que dominou ambas as voltas ao percurso.


No entanto a luta pela segunda posição revelou-se mais interessante, já que ao fim da primeira volta era Rúben Alexandre quem se encontrava na segunda posição (primeira na classe stock), seguido de Rui Cascalho e André Mendes. No final da segunda volta estas 3 posições tinham-se alterado por completo, tendo André Mendes conquistado a 2ª posição, Rui Cascalho mantido a 4ª e Rúben Alexandre caía para o 5º lugar, vencendo ainda assim a classe stock.
Entre a classe de promoção, a vitória sorriu a Tiago Pereira, com uma diferença inferior a 1 minutos para o segunda classificado, Paulo Estrada.

Buggys


A prova dos buggys, a par das restantes, iniciou com o prólogo. Neste, Rui Serpa levou a melhor sobre a concorrência, com o andamento que o video mostra.



No dia seguinte, à primeira volta, a prova era liderada pelo espanhol Teo Gallart, na frente de Nuno Tavares e de João Lopes. Nesta altura da prova havia já uma lista de 6 desistências, onde se destacavam os nomes de Rui Serpa e do antigo piloto de enduro/TT Valter Martins (um campeão em todos os sentidos).
No final da segunda volta, devido à desistência de Teo Gallart, a liderança da prova alterou-se, tendo João Lopes realizado o melhor tempo desta volta e subido 2 posições, sagrando-se assim vencedor. Em segundo lugar ficaria Nuno Tavares e em terceiro Roberto Gallart.


Na classe promoção só existia um inscrito (Valter Martins), que desistiu na primeira volta. Fica no entanto aqui um registo fotográfico desse grande piloto.



Fontes:
http://ptradical.com/index.php?pag=artigo&ref=7283
http://www.fmotoportugal.pt/artigo.php?id=179676#sthash.vOsMh4Gy.dpbs
www.facebook.com

Nenhum comentário: