O fim-de-semana de 22 e 23 de Junho tinha, para os amantes do todo-o-terreno nacional, como ponto alto a realização da Baja Terras de Alcoutim.
As listas de inscritos apresentavam-se pobres, num campeonato que precisa urgentemente de medidas que lhe concedam inscritos.
Nas motos, entre os 29 inscritos, encontravam-se os principais candidatos aos títulos. Entre os quads estavam apenas 14 inscritos, sendo que nos buggys se encontravam 18.
Entre os automóveis, foram 20 os inscritos, sendo a classe T1, mais uma vez, a que tinha maior número de participantes.
A prova era constituída por duas etapas: uma super especial, a realizar no sábado e o setor seletivo reservado para domingo.
A super especial tinha a extensão de 7,9 Km, tendo de ser percorrida por duas vezes.
O percurso do setor seletivo era constituído por um circuito com 150Km, todo ele no concelho de Alcoutim. As motos, quads e buggys percorriam-no uma vez e meia, tendo os automóveis de completar 2 voltas.
Autos
A dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho entrou ao ataque, vencendo a Super Especial com uma média de velocidade de 88km/h. Hélder Oliveira/Filipe Palmeiro ficavam em segundo lugar, com uma diferença de 20 segundos para o primeiro classificado.
No dia seguinte, Miguel Barbosa entrava novamente ao ataque, vencendo a primeira volta com uma vantagem de mais de 6 minutos sobre Hélder Oliveira.
Ao fim da segunda volta, as classificações dos primeiros não se alteraram, mesmo com um furo para Miguel Barbosa. Este sagrou-se assim o vencedor, com uma vantagem de 06:18 para Hélder Oliveira e 18:55 para Pedro Grancha/Inês Ponte.
Miguel Barbosa/Miguel Ramalho |
A dupla Edgar Condenso/Nuno Silva vencia também entre os T2, na frente de Alexandre Franco/Rui Franco, que sofreram com o calor e com os furos que o terreno seco e duro proporcionam.
Alexandre Franco/Rui Franco |
Entre os T8, a vitória coube a César Sequeira/Nuno Gonçalves.
Na Promoção, a dupla Ricardo Nascimento/Paula Fortunato foi a melhor, na frente de Bruno Barbosa/Nelson Silva.Motos
António Maio entrou ao ataque logo no prólogo, vencendo-o com uma vantagem de 4 segundos para Luís Ferreira. A média de velocidade nesta especial foi de tal maneira alta, que ultrapassou os 90 Km/h.
No dia seguinte, Maio entrou novamente a matar, vencendo a primeira volta com uma vantagem superior a 2 minutos para Mário Patrão. Luís Ferreira ia na terceira posição, seguindo Patrão de perto.
Ao fim da prova, Maio sagrou-se vencedor, com uma vantagem superior a 2 minutos para Mário Patrão. Luís Ferreira ficava em terceiro lugar, a apenas 8 segundos de Patrão.
Entre a classe TT1, Domingos Santos levou a vitória sobre David Megre, com uma vantagem superior a 1 minuto.
Filipe Goucha levou de vencida a classe Promoção, com oposição de Paulo Sousa em AJP PR5. De notar que Paulo Sousa, caso competisse para a classe TT1, teria ficado em 3º lugar.
Entre os veteranos a vitória pertenceu a Pedro Vargas.
No dia seguinte, Maio entrou novamente a matar, vencendo a primeira volta com uma vantagem superior a 2 minutos para Mário Patrão. Luís Ferreira ia na terceira posição, seguindo Patrão de perto.
Ao fim da prova, Maio sagrou-se vencedor, com uma vantagem superior a 2 minutos para Mário Patrão. Luís Ferreira ficava em terceiro lugar, a apenas 8 segundos de Patrão.
António Maio |
Mário Patrão |
Domingos Santos |
Filipe Goucha |
Quads
Até ao início desta prova, Roberto Borrego tinha tantas vitórias como provas disputadas. Ao chegar ao prólogo, mostrou a razão desta invencibilidade e venceu novamente na frente de André Mendes e Rafael Acúrcio, segundo e terceiro, respetivamente.
No dia seguinte, Roberto Borrego teve problemas com a corrente de transmissão do seu quad e afundou-se na classificação, a 41 minutos do primeiro classificado. Na primeira posição ficou então André Mendes, na frente de Carlos Rocha. Em terceiro lugar terminou Luís Engeitado, primeiro da classe stock.
André Mendes |
Buggies
Entre os buggies, Rui Serpa começou por vencer o prólogo, com uma diferença de 16 segundos sobre a dupla João Dias/Nuno Passos. Em terceiro lugar ficou a dupla João Lopes/Bruno Santos. Valter Martins terminou esta parte da prova na quarta posição.
No dia seguinte, a classe dos buggies levou uma enorme razia de participantes, sendo que ao fim da primeira volta só restavam 7 concorrentes. João Lopes/Bruno Santos ascendiam à primeira posição, na frente de Nuno Tavares e da dupla João Dias/Nuno Passos.
Apenas 4 concorrentes atingiram o final da prova, sendo a mesma vencida por João Lopes/Bruno Santos, na frente de Nuno Tavares e de Luís Caseiro.
João Lopes |
Nuno Tavares |
Fontes:
http://www.sigera.org/alcoutim2013/
http://www.todoterreno.pt
http://www.motoresmagazine.net
http://www.todoterreno.pt
http://www.motoresmagazine.net
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