4 de jul. de 2013

Baja Terras de Alcoutim


O fim-de-semana de 22 e 23 de Junho tinha, para os amantes do todo-o-terreno nacional, como ponto alto a realização da Baja Terras de Alcoutim.
As listas de inscritos apresentavam-se pobres, num campeonato que precisa urgentemente de medidas que lhe concedam inscritos.
Nas motos, entre os 29 inscritos, encontravam-se os principais candidatos aos títulos. Entre os quads estavam apenas 14 inscritos, sendo que nos buggys se encontravam 18. 
Entre os automóveis, foram 20 os inscritos, sendo a classe T1, mais uma vez, a que tinha maior número de participantes.
A prova era constituída por duas etapas: uma super especial, a realizar no sábado e o setor seletivo reservado para domingo.
A super especial tinha a extensão de 7,9 Km, tendo de ser percorrida por duas vezes.
O percurso do setor seletivo era constituído por um circuito com 150Km, todo ele no concelho de Alcoutim. As motos, quads e buggys percorriam-no uma vez e meia, tendo os automóveis de completar 2 voltas.

Autos


A dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho entrou ao ataque, vencendo a Super Especial com uma média de velocidade de 88km/h. Hélder Oliveira/Filipe Palmeiro ficavam em segundo lugar, com uma diferença de 20 segundos para o primeiro classificado.
No dia seguinte, Miguel Barbosa entrava novamente ao ataque, vencendo a primeira volta com uma vantagem de mais de 6 minutos sobre Hélder Oliveira.
Ao fim da segunda volta, as classificações dos primeiros não se alteraram, mesmo com um furo para Miguel Barbosa. Este sagrou-se assim o vencedor, com uma vantagem de 06:18 para Hélder Oliveira e 18:55 para Pedro Grancha/Inês Ponte.

13AL3133_resize [800x600]
Miguel Barbosa/Miguel Ramalho
A dupla Edgar Condenso/Nuno Silva vencia também entre os T2, na frente de Alexandre Franco/Rui Franco, que sofreram com o calor e com os furos que o terreno seco e duro proporcionam.

alexandre franco 25 6
Alexandre Franco/Rui Franco
Entre os T8, a vitória coube a César Sequeira/Nuno Gonçalves.
Na Promoção, a dupla Ricardo Nascimento/Paula Fortunato foi a melhor, na frente de Bruno Barbosa/Nelson Silva.

Motos


António Maio entrou ao ataque logo no prólogo, vencendo-o com uma vantagem de 4 segundos para Luís Ferreira. A média de velocidade nesta especial foi de tal maneira alta, que ultrapassou os 90 Km/h.
No dia seguinte, Maio entrou novamente a matar, vencendo a primeira volta com uma vantagem superior a 2 minutos para Mário Patrão. Luís Ferreira ia na terceira posição, seguindo Patrão de perto.
Ao fim da prova, Maio sagrou-se vencedor, com uma vantagem superior a 2 minutos para Mário Patrão. Luís Ferreira ficava em terceiro lugar, a apenas 8 segundos de Patrão.
António Maio
Foto: Amigos! :-)
Aqui fica uma foto da última prova do Nacional de Todo-o-Terreno, a Baja Terras de Alcoutim. Foi uma prova difícil, com muito pó e que colocou em risco muitos pilotos. Optei por uma corrida tranquila e tudo correu bem. Obrigado pelo apoio!

Estamos juntos...
Mário Patrão
Entre a classe TT1, Domingos Santos levou a vitória sobre David Megre, com uma vantagem superior a 1 minuto.

Domingos Santos
Filipe Goucha levou de vencida a classe Promoção, com oposição de Paulo Sousa em AJP PR5. De notar que Paulo Sousa, caso competisse para a classe TT1, teria ficado em 3º lugar.

Filipe Goucha 16 5
Filipe Goucha
Entre os veteranos a vitória pertenceu a Pedro Vargas.

Quads


Até ao início desta prova, Roberto Borrego tinha tantas vitórias como provas disputadas. Ao chegar ao prólogo, mostrou a razão desta invencibilidade e venceu novamente na frente de André Mendes e Rafael Acúrcio, segundo e terceiro, respetivamente.
No dia seguinte, Roberto Borrego teve problemas com a corrente de transmissão do seu quad e afundou-se na classificação, a 41 minutos do primeiro classificado. Na primeira posição ficou então André Mendes, na frente de Carlos Rocha. Em terceiro lugar terminou Luís Engeitado, primeiro da classe stock.

André Mendes

Buggies


Entre os buggies, Rui Serpa começou por vencer o prólogo, com uma diferença de 16 segundos sobre a dupla João Dias/Nuno Passos. Em terceiro lugar ficou a dupla João Lopes/Bruno Santos. Valter Martins terminou esta parte da prova na quarta posição.
No dia seguinte, a classe dos buggies levou uma enorme razia de participantes, sendo que ao fim da primeira volta só restavam 7 concorrentes. João Lopes/Bruno Santos ascendiam à primeira posição, na frente de Nuno Tavares e da dupla João Dias/Nuno Passos.
Apenas 4 concorrentes atingiram o final da prova, sendo a mesma vencida por João Lopes/Bruno Santos, na frente de Nuno Tavares e de Luís Caseiro.

João Lopes
Nuno Tavares

Fontes:
http://www.sigera.org/alcoutim2013/
http://www.todoterreno.pt
http://www.motoresmagazine.net

Nenhum comentário: