13 de dez. de 2013

24 horas de Fronteira

Mais uma vez pilotos e público marcaram presença na vila de Fronteira para a edição 2013 das 24 horas TT.
Ao contrário do que se costuma verificar nesta prova, o pó foi o prato do dia, começando desde logo a criar dificuldades nos treinos cronometrados, com os pilotos mais rápidos a serem prejudicado pelo pó dos mais lentos. A equipa BP Ultimate Vodafone viria, ainda assim, a conseguir o melhor tempo, rodando abaixo dos 10 minutos e batendo o record da pista com um tempo de 09:38:42. O segundo melhor tempo ficaria entregue à formação de Herve Lhoste, rodando estes já acima dos 10 minutos.A formação de Marc Demota alcançou assim o 3º posto.

Primeiros classificados nos treinos cronometrados
A prova arrancou no sábado com bastante frio, sendo que os UTV/Buggy já haviam disputado a sua prova de 3 horas (falaremos sobre essa mais à frente). O pó seria uma constante, para grande preocupação de todos os pilotos, que iriam ter grandes dificuldades nas ultrapassagens, mas principalmente no arranque em grelha que se usa na prova.
A prova arrancou e logo na primeira volta, com os pilotos a rodar bastante juntos, o carro de Antonio Manfrinato despistou-se, tendo provocado um grave acidente em cadeia que envolveu 8 veículos e que retirou as possibilidades de vitória a alguns dos principais favoritos. 


Acidente 24 horas de Fronteira
Quem ficou à parte de tudo isto foi a equipa  BP Ultimate Vodafone, que continuou na frente da corrida, mantendo essa liderança até ao final da prova. A equipa cumpriu 110 voltas ao percurso. Em segundo lugar, a 4 voltas do primeiro, ficaria a formação de François Florentin, em BMC RR 2M.

François Florentin
Na terceira posição terminou Sebastien Vincendeau, em Propulsion Oryx, sendo este também o vencedor entre os T1.


Sebastien Vincendeau
Em Promoção C viria a vencer a formação FilipeSport / ENI, tendo esta sido, ao mesmo tempo a melhor formação nacional e a vencedora do Desafio Mazda.

FilipeSport / ENI
Entre os T2, seria a formaçãode Dario De Lorenzo  a marcar o ritmo, tendo vencido com uma vantagem de 3 voltas para a formação de Alexandre Franco.

Dario De Lorenzo

A categoria de Promoção A foi vencida pela Nissan Navarra de Américo Santos, tendo deixado o UMM Alter II Turbo de Marco Roque a 2 voltas.

Américo Santos
Entre a Promoção B, foi o Opel Astra da Inside Motor a vencer a prova, relegando para a segunda posição a equipa de João Peraboa.

Inside Motor

3 Horas TT UTV/Buggy


Como já vem sendo hábito, os UTV/Buggy voltaram a marcar presença na grande festa do todo-o-terreno da Vila de Fronteira. Na lista de inscritos encontravam-se 25 participantes.

António Ferreira começou por vencer os treinos cronometrados, apresentando, no entanto, preocupação relativamente ao estado do seu carro para o dia seguinte. Em segundo lugar ficava Rui Sousa/João Carvalho, na frente de Bruno Martins.

No dia seguinte, Bruno Martins acabaria por vencer, na frente de Nuno Tavares, campeão nacional da modalidade. Na terceira posição ficaria João Dias.

A ter em conta o enorme rol de desistências verificado, já que apenas terminaram 6 concorrentes.

Bruno Martins
Nuno Tavares

Fontes:
www.todoterreno.pt
http://www.24horastt.com

Nenhum comentário: