29 de set. de 2013

Travel Event

Entre os dias 6 e 8 de Setembro realizou-se, como já vem sendo hábito na vila de Avis, o Travel Event.

Este evento anual promovido pela Touratech junta, essencialmente, amantes das viagens de aventura em moto. Embora, para todos os efeitos, o evento se possa considerar uma concentração motard, o programa está essencialmente voltado para as motas, não tendo a maior parte dos elementos que compõem as concentrações.

O cartaz do Travel Event era composto pelos seguintes temas:



Como se pode ver o programa incluía workshops, relatos de viagens, passeios e uma prova do WTC (waypoint trail challenge).

Como já aconteceu em 2011, voltei a marcar presença neste evento e, tal como já tinha feito, decidi preparar a moto na sexta feira e deslocar-me para Avis no sábado de madrugada a tempo de fazer o passeio de nível 3.



Quando arranquei era ainda de noite e estava bastante frio. Apesar de levar o blusão de enduro senti-o na cara e acabei por arrefecer ao longo dos 150km de percurso até Avis. Pelo caminho ainda fui ultrapassado por um grupo grande de BMW's que percebi que também se dirigia para lá. À entrada do Couço estava uma dessas motos a ser levantada por um dos elementos do grupo. Vi que não era grave e segui caminho. Pelas 8:45 estava em Avis.

Ao chegar lá, encontrei logo o pessoal do Clube XT Portugal e aproveitei para guardar as minhas coisas numa das suas tendas (a montagem do meu material ficaria para depois, porque agora já se estavam todos a preparar para o passeio).

Ainda o passeio não tinha iniciado e um dos nossos amigos já tinha um furo na sua moto. Rapidamente, com a normal camaradagem, o furo ficou resolvido.


No entanto arrancámos já atrás do pessoal do passeio de estrada e, durante o percurso, acabámos por nos cruzar com eles na pequena parte TT que tinham de cumprir, levando a muitas ultrapassagens, que poderiam ter sido perigosas,  dadas as montadas e experiência dos participantes. Felizmente correu tudo bem, aparte de algum stress da nossa parte (uma boa parte era meu, confesso).


Fizemos o resto do passeio sem grandes sobressaltos, tendo considerado o percurso interessante, alternando entre partes rápidas e outras mais técnicas.

Da parte da tarde, e já depois de ter montado a tenda e arrumado o material, ficámos a contar mentiras no recinto do evento, tendo assistido ao workshop sobre a Triumph.


Ao final da tarde dava-se a prova cronometrada num espaço junto ao recinto. Decidi não participar por não me considerar preparado (não cheguei seque a reconhecer a pista e já me sentia cansado após 250 km). A pista era interessante, sendo essencialmente técnica.


No entanto apresentava um poste de cimento deitado à saída de uma curva, onde um dos primeiros participantes iria bater, lesionando-se (felizmente sem gravidade) e dando por terminada a prova. Esta situação poderia ter sido minimizada se tivessem tido um maior cuidado na proteção deste local de perigo (como se vê na foto apenas se encontrava protegido com um pneu).


Durante a noite contámos mais algumas mentiras e fomo-nos deitar.

No dia seguinte viajei novamente em direção a casa, tendo apanhado temperaturas bastante mais amenas e feito uma viagem agradável.

Para o ano há mais entre 5 e 7 de Setembro.

Fontes:
/www.touratech-portugal.com
www.clubextportugal.com
www.facebook.com

Nenhum comentário: