3 de set. de 2013

Tipos de injeção diesel

Os motores a diesel necessitam que o gasóleo seja introduzido na câmara de combustão, que se encontra sob uma elevada pressão (é comum os motores a diesel terem taxas de compressão entre os 15:1 e os 25:1). Daí, tendo em conta que não se pode contar com o vácuo para que o combustível seja injetado, teve de se inventar uma forma do mesmo se juntar ao ar altamente comprimido (entre os 5 e 30 Kgf/cm2) e quente (com valores entre os 700 e os 900ºC) e assim levar à combustão.
Neste post iremos dar a conhecer algumas das mais comuns formas de injeção diesel.

Injeção direta


A injeção direta é utilizada desde os anos 50. Estes sistemas utilizam uma bomba injetora que envia o combustível para os injetores, que se encontram ligados diretamente ao cilindro do motor (sensivelmente na mesma localização em que se localiza a vela de ignição nos motores a quatro tempos a gasolina). Esta localização privilegia a introdução direta do combustível na câmara de combustão.
Não obstante o facto deste tipo de injeção já ser utilizado há bastante tempo, hoje em dia, em certos tipos de motores, está-se a retornar a sua utilização sob a sua forma mais simples (com bomba de injeção a ar), de forma a reduzir a poluição.

Injeção indireta


A injeção indireta dá-se numa pré-câmara de combustão, de forma a que a combustão inicie antes da câmara de combustão. Esta pré-câmara é cuidadosamente desenhada de maneira a assegurar que a mistura entre combustível e ar comprimido se dá da forma correta.
A injeção indireta facilita o desigin dos injetores, permitindo ao mesmo tempo a sua utilização em motores mais pequenos.
No passado, quase todos os motores de automóveis a diesel utilizavam injeção indireta. Hoje em dia a mesma ainda é utilizada em motores mais simples, como os dos equipamentos de trabalho.
Este tipo de injeção é termicamente menos eficiente do que a injeção direta, sendo no entanto mais económica de produzir.
A imagem e o video abaixo comparam os sistemas de injeção direta e indireta.




Common rail


O sistema Common rail foi criado pela Fiat, sendo depois desenvolvido e patenteado pela Bosh. O princípio base é o da injeção direta, sendo a pressão distribuída através de uma rampa (rail) comum a todos os injetores. Esta permite aumentar a pressão proveniente da bomba injetora. A abertura do injetor é comandada através de um comando eletrónico.
O sistema common rail é muito apreciado pela suave e fulgurante entrega de potência do motor, proporcionando um elevado nível de conforto e facilidade de condução.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_a_diesel
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABv50AA/motores-diesel
http://www.ehow.com/list_6525434_types-diesel-fuel-injection-systems.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Diesel_engines#Early_fuel_injection_systems
http://www.clubedodiesel.com.br/?p=450
http://www.br.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Common-rail
http://www.motorconsult.pt/glossario/motor/166-sistemas-injecao-diesel-alta-pressao#.Uh0s59Lkq24

2 comentários:

mecanico disse...

obrigado fiquei esclarecido na materia

Unknown disse...

obg ajudou-me muito no trabalho de pesquina na escola
pss:usem este site e de confiança e ensiavos muito.
obg por tudo :) <3