19 de abr. de 2013

Campeonato TT a começar!


O Rali vinhos Ervideira irá começar amanhã e as listas de inscritos já se encontram disponíveis.
As previsões apontam para um tempo solarengo, bom para o público, mas mau para aumentar os níveis de pó no ar e, consequentemente, a perigosidade da prova.
A prova iniciará com a participação dos pilotos numa super especial, com aproximadamente 5Km. Esta será de vital importância para se asegurar uma boa posição de partida, pois o pó poderá atrasar pilotos rápidos que queiram ascender aos lugares cimeiros e que tenham arrancado mais atrasados.
No dia seguinte caberá cumprir os dois percursos seletivos que terão, aproximadamente, 300Km. Os carros partirão às 08:00 junto à Adega da Ervideira (Herdadinha), sendo que as motos iniciam a sua corrida pelas 07:00 junto à povoação de Marmelos. Deve-se ter em conta que algumas classes só realizam um setor seletivo, como é o caso das Motos Clássicas e Trail, que apenas realizam o segundo setor seletivo.

Favoritos


Autos


Na categoria Auto encontram-se inscritas 40 equipas, sendo este facto de destacar, num ano de grave crise económica.
Vemos que aparecem os nomes mais sonantes da modalidade, como é o caso de Miguel Barbosa, Rui Sousa, Hélder Oliveira ou Nuno Matos, que poderão não só levar de vencida o grupo T1, como também a Geral. Nos T2 encontramos nomes como António Bayona ou Edgar Condenso, nomes já velhos conhecidos das lides do TT. 
Nota positiva também para a classe de promoção, que conta com 8 pilotos e onde se poderão encontrar veículos que fazem parte da história do TT, como é o caso dos UMM ou Nissan Terrano II. Encontra-se também inscrito uma valente equipa em Nissan Micra, que teremos curiosidade de ver como irá cumprir o percurso. 

Motos


Nas motos temos a encabeçar a lista de inscrito os nossos mais altos valores do TT, como é o caso de Mário Patrão, Hélder Rodrigues, Ruben Faria e António Maio. Todos estes pilotos se encontram inscritos na classe TT2, embora sejam também favoritos à classificação geral. Em TT3 temos o piloto Luís Ferreira e Luís Teixeira, que serão pilotos a ter em considerção também na geral. Em TT1 temos agora David Megre e Elias Rodrigues aos quais pensamos que caiba o favoritismo na classe.
De notar também a  relativa boa adesão à classe de promoção, que conta com 8 pilotos. Nota negativa para o troféu AJP, de motas trail e de motos clássicas, cuja pouca divulgação e errada definição de classes levou 2 pilotos à inscrição (na soma de todas). Ao todo estão inscritos 39 pilotos.

Quads

Na lista de inscritos de quads nota-se logo à partida a fraca adesão de participantes, sendo apenas 17.
A encabeça a lista temos o campeão nacional Roberto Borrego, seguido por André Mendes. Será provavelmente entre estes dois que a vitória à geral será discutida.
Na classe stock temos o regresso de Luís Engeitado, que animará certamente as hostes e que poderá ser um sério candidato ao título, caso participe no campeonato.

Buggy


No buggy teremos concorrentes a duas classes, embora seja na Open que surge a maior parte dos 16 nomes inscritos. A encabeçar a lista de inscritos temos João Lopes, António Estevão ou Rui Serpa. Embora tenham máquinas diferentes, com piso seco e sendo todos rápidos, a discussão da vitória deverá estar bastante dividida. De destacar também a participação de um buggy Jocsports 1000 - uma marca portuguesa à qual se deseja boa sorte.

Espera-se assim um fim-de-semana animado, contando com grandes nomes do TT e com um clima que ajudará o público a acorrer a Reguengos de Monsaraz. Mais informação sobre a prova poderá ser obtida em http://www.sar-motorismo.org.

Nenhum comentário: