26 de mar. de 2013

Rúben Faria com carta branca para atacar

Image

Rúben Faria irá alinhar na equipa oficial KTM em 2013, tendo carta branca para atacar. Esta notícia vem pôr fim às dúvidas de que este poderia continuar como mochileiro, algo que ele fez bem durante anos. Sem dúvida de que este é um merecido prémio para um piloto que já mostrou provas de ter um excelente andamento em rally raids e que evoluiu muito nos últimos anos.
Assim, iremos ter Rúben na Redbull KTM Factory Team - equipa principal da marca para rally raids. Embora o piloto já pertença a esta equipa desde 2011, o seu contrato envolvia uma cláusula de apoio a Cyril Després, algo que neste momento já não acontece.
Como companheiros de equipa, já confirmados, estarão Marc Coma e o jovem revelação Kurt Caselli. Não se saberá ainda se Rúben irá ter à disposição um mochileiro para o apoiar no caminho para a ambicionada vitória.
Também se sabe que Rúben estará a ajudar no desenvolvimento da nova KTM para rally raids, tendo já feito vários testes pelo mundo. Além disso irá também participar em algumas provas da Taça do Mundo e do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, começando já pelo raly Ervideira.

Falou-se em mochileiro: mas afinal, o que é que representa ser mochileiro?

O mochileiro é responsável pelo apoio ao piloto principal da sua equipa. Para tal, o mochileiro deve circular com alguma prudência, evitando danificar a moto, mas ao mesmo tempo manter-se perto o suficiente do seu líder, pois este pode necessitar de apoio (incluindo peças da moto do mochileiro) e não poderá estar parado à espera do mesmo.
A função de mochileiro é essencial para um piloto de topo chegar ao final de uma prova bem classificado, pois disporá de uma assistência técnica e de peças de substituição em tempo útil.
Serão poucas as situações em que o mochileiro vencerá etapas: o seu líder já se atrasou tanto que não necessita de mochileiro; o mochileiro teve uma classificação mais modesta no dia anterior podendo subir posições físicas no dia seguinte e assim fazer o melhor tempo sem chegar na frente do líder; o líder já não se encontra em prova.

Fontes:
http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6034&Itemid=126

Nenhum comentário: