27 de jan. de 2014

Federação de Motociclismo com poucas ideias para o TT

No passado dia 15 de Janeiro teve lugar a Assembleia Geral da FMP onde foram apresentados os orçamentos para 2014, os calendários das várias modalidades e propostas de alteração aos regulamentos desportivos.
As propostas apresentadas pela comissão de TT, além de apenas serem 4, basearam-se no seguinte:
  • Continuar com o nível deste Campeonato, apesar das dificuldades que o País atravessa.
  • Manter as provas que se realizaram em Manter as provas que se realizaram em 2013 com a inclusão de mais uma prova mas tentando escalonar melhor as provas durante este Campeonato.
  • Implementar, em conjunto com os clubes organizadores e pilotos, um sistema de localização e seguimento dos pilotos em tempo real para aumentar a segurança nas provas.
  • Esperamos ainda que continuem os excelente resultados dos nossos pilotos além-fronteiras.
Analisando-se cada um destes pontos, verificamos que, na realidade, apenas existem 2 propostas, sendo que uma delas diz respeito a manter as provas que se realizaram em 2013, com a inclusão de mais uma e um escalonamento melhor. Apresentamos o calendário proposto pela Federação:


Se repararmos, e podem consultar o nosso post de apresentação do campeonato do ano passado, o campeonato tem exatamente o mesmo número de provas, tendo a vantagem de iniciar um mês antes. Infelizmente continuamos sem provas no inverno.
Relativamente à ideia de dotar os pilotos com um sistema de localização em tempo real, certamente irá aumentar um pouco a segurança nas provas. No entanto ficamos com dúvidas se a inclusão destes sistemas não aumentará os custos de participação nas provas. Depois há a questão dos meios, ou seja, não será preferível usar esse dinheiro para aumentar e melhorar os meios de intervenção em caso de acidente? De qualquer forma, e apesar das dúvidas que possam existir, esta é a única medida a sério apresentada para 2014 (não nos parece que começar o campeonato ligeiramente mais cedo se possa chegar a considerar uma medida).
Por fim, esperar que os resultados dos pilotos portugueses se mantenham em 2014, apesar de ser um desejo de todos os que gostam deste desporto e têm algum sentimento patriótico, não nos parece uma medida de melhoria no TT nacional.
Ficamos então com algumas questões no ar, sendo a principal: porque é que a comissão de TT não aproveitou as medidas da comissão de enduro, que nos parecem interessantes e que poderiam mexer alguma coisa no campeonato. 
Atentemos agora às principais medidas dessa comissão (foram apresentadas 10) e comparemos com as já apresentadas:
  • Utilização da totalidade do ano (Fevereiro a Outubro);
  • Não exclusão de nenhum resultado (continuação de 2013);
  • Nas provas de 1 dia, as verificações poderão ser feitas no próprio dia;
  • Criação da Classe SUPER VETERANOS onde poderão participar pilotos com idade igual ou superior a 48 anos no ano de competição (1 Janeiro)
  • Classe HOBBY – Poderão participar pilotos estrangeiros a não ser que tenham licença desportiva no País de origem
  • Introdução do TROFEU 50CC e 125 4T com pack promocional
  • Introdução de 3 provas Vintage integradas no CNE;
  • Valores de inscrição: 50,00€ para a classe Hobby; 60,00€ para as outras classes nas para provas de 1 dia e 80,00€para as de 2 dias
Só nos valores de inscrição já se fica com uma ideia da diferença de custos de participação do Enduro para o TT, mas nem vamos por aí, pois são modalidades diferentes, com diferentes custos de organização. Passemos então aos restantes pontos.
  • Porque não utilizar também no TT a totalidade do ano, tendo provas no inverno?
  • Porque não tornar terminar com a possibilidade de deitar fora um resultado premiando mais a regularidade?
  • Porque não permitir as verificações no dia dos prólogos e tentar reduzir a duração das provas em termos de dias e consequentemente de custos?
  • Porque não criar pacotes de inscrição, a par dos existentes na classe Hobby, que englobem seguro e inscrição, poupando-se tempo e dinheiro?
  • Porque não criar mais classes (Jovens com motos inferiores, motos trail, veteranos especial, clássicas, etc.), com percursos encurtados e inscrições mais baratas? Até poderiam ter pouca adesão, mas com a promoção certa poderíamos ter mais alguns pilotos a colorir o CNTT...
Não é compreensível que dentro da mesma Federação, uma comissão tenha ideias tão boas e a outra poucas apresente para melhorar a modalidade.


Nenhum comentário: